Histórias do Minas-Guilherme Osanai Lima, nosso tricampeão brasiliense de remo infantil

 

Normalmente, com 12 anos, os adolescentes ainda não têm convicção do que querem para o seu futuro. Mas esse não é o perfil do Guilherme Osanai Lima.

Ele descobriu e se encantou com o remo desde os 8 anos de idade. Atualmente, já é tricampeão consecutivo de campeonatos realizados em Brasília. Isso mesmo. E com apenas 12 anos.
Ele treina remo há 4 anos no Minas e começou o esporte por conta do sobrepeso. Em apenas 10 meses perdeu 16 kg. Logo se apaixonou pela modalidade e não planeja mais parar.

Guilherme conta que, quando começou a treinar, poucas crianças faziam as aulas. Além disso, ele incentivou seu pai, Silvito Lima, de 51 anos, a fazer o esporte também. “Ele já tinha que ficar lá me esperando, era melhor que fizesse aula comigo”, contou, orgulhoso, a forma como conseguiu convencer o pai.

Mas, se você pensa que Guilherme só rema, está enganado. Ele também joga polo aquático, faz natação e mergulho. Quando perguntamos para o Guilherme como é a sua relação com o clube, ele respondeu que praticamente vive aqui. Quando não está na aula, vem para o clube treinar e, dessa forma, mantém uma vida saudável e ativa.

Em 2019, ele planeja continuar e intensificar ainda mais os treinos. O seu objetivo é participar do Brasileiro de Remo e do campeonato Brasileiro de Polo aquático.

 

Guilherme, ao centro, no time de polo do Minas no festival de polo aquático infantil, dezembro – 2018

Guilherme e seu pai, Silvito, já são sócios do Minas há 9 anos. Silvito contou que quando o Guilherme era menor, ele buscava um lugar que promovesse segurança e muitas atividades, para que ele e seu filho pudessem estar sempre juntos, fazendo alguma atividade e, de preferência, em contato com a natureza, que tanto gostam.

Silvito declara que o que gosta do clube é a informalidade. O fato de todo mundo se conhecer faz do Minas um lugar ótimo para convivência.