Digite CPF sem traço e ponto.
Digite CPF sem traço e ponto.
1º Digite CPF sem traço e ponto, 2º Digite senha antiga, 3º Digite senha nova

NOTÍCIA

  
GERAL 04/04/2018

A História da Sinuca

   
A História da Sinuca

A HISTÓRIA DA SINUCA

 

Como muitas histórias antigas, existem várias explicações para surgimento da sinuca. Na verdade, a história começou na Índia, em 1875, em um período de chuva, mas o jogo já era praticado de diferentes formas desde o século XV.

Essa data aponta um início do snooker que conhecemos hoje. Nessa época, o jogo ainda era na grama e jogado com o "massa", uma haste com ponteiro em forma de espátula e o campo de jogo era delimitado.

No início do século XVII, o bilhar começou a ser praticado na mesa, ainda com obstáculos, assim como era praticado na grama e com o "massa". No século XVIII, os nobres da França jogavam o bilhar e ainda proibiam um snooker público, ou sem autorização da nobreza. No fim do século XVIII, o bilhar já usava as caçapas, porém os tacos já eram bem parecidos com o que usamos atualmente.

O taco de sinuca tradicional foi criado em 1807 por Mingot, Capitão de Infantaria da França, já com a sola de couro e o taco desmontável ou taco de rosca. Em 1839, a mesa já é aparentemente igual ao tamanho que é usado hoje como padrão internacional.

Já no fim do século XIX, alguns oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam várias horas em volta de uma mesa. Um dos oficiais, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar. Vários jogos foram inventados e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades.

As variações agradaram aos jogadores e o inventivo Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, na forma básica do jogo hoje praticado. Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais 5 em diferentes cores; amarela, verde, rosa e preta, além da branca.

O snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: marrom e azul. Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva.

Em 1885, o grande jogador de bilhar, John Roberts, viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo.

No ano de 1926/1927 Joe Davis ganhou o primeiro campeonato mundial. O prêmio era alto e assim iniciou a era dos grandes prêmios no esporte da sinuca. A sinuca evoluiu no mundo todo: em alguns países, ela foi elitizada e, em outros, foi popularizada. Engana-se quem acredita que a popular Sinuca Brasileira é "coisa de plebeu". Na Inglaterra, o snooker empolga a população, dividindo espaço com a popularidade do futebol.

Fonte: https://www.webartigos.com/artigos/a-historia-da-sinuca/50555

Participe da nossa Sinuca!!

Album da notícia